sábado, 17 de março de 2012

Resenha do Livro no blog Livros e Bolinhos

Posted by Maribell On 05:30 No comments

Marina tem oito anos de idade e vive em um orfanato em Londres desde que seus pais morreram, há um ano. Sua vida muda radicalmente quando Francis e Charles resolvem levar a menina de longos cabelos cacheados e olhos castanhos para casa.

Ela é então apresentada a seus novos irmãos: Maggie, Cate e o encantador Daniel. E é logo na primeira vez que os olhos de Marina encontram os olhos azuis de Daniel que ela tem certeza que encontrou o amor de sua vida.

Com o passar dos anos e a chegada da adolescência as coisas vão se mostrando mais difíceis. Afinal, como esconder da família – e do próprio Daniel – um amor tão grande? Marina está a ponto de enlouquecer e desistir quando, enfim, o destino parece ajudar.

Dan e Marina se lançam em uma aventura secreta e apaixonada para poderem ficar um ao lado do outro. Esconder seus verdadeiros sentimentos não é fácil e ambos terão muitos obstáculos pela frente. Será que o amor deles será mais forte que as barreiras?

É meio que tentando responder a esta pergunta que acompanhamos o desenrolar da história. No primeiro momento pode haver certa aversão ao casal principal, por toda a questão de serem criados como irmãos etc. Confesso que desde o início os vi como casal, mas entendo a crença geral de que irmão de criação também é irmão.

Maribell Azevedo decidiu tratar de um tema polêmico, mas acho que de forma tranquila. Pelo início do livro ser todo narrado por Marina, desde o começo sabemos que ela não vê Daniel como irmão, apesar de ser obrigado a tratá-lo desta forma. Então acho que isso facilitou na hora de aceitar o relacionamento dos dois.

Mas o livro é bastante sexual. Geralmente não acho isso algo negativo, mas às vezes fiquei com a impressão de que essa era a parte mais importante do relacionamento dos dois. OK que existia o companheirismo e tal, mas as muitas e muitas páginas dedicadas ao sexo me cansaram um pouco.

O livro tem 476 páginas, mas mais por conta da diagramação. A leitura é bem rápida e fácil de fazer. Apesar disso acho que a autora poderia ter utilizado o número de páginas para dar um final menos aberto e para desenvolver mais personagens como Shanti e Lance [meus favoritos, até me fizeram chorar!].

Não posso dizer que amei loucamente o livro [que tem MUITOS fãs fiéis], mas foi uma leitura mais prazerosa do que imaginei. Meu problema é que não gosto de personagens possessivos ao extremo – como o Daniel. Por isso repito que Shanti e Lance foram meus favoritos! *-*

O foco do livro é o casal de irmãos adotivos, seu amor e os problemas decorrentes disso. Mas acho que a história seria muito mais rica de houvesse, por exemplo maior participação das duas irmãs – que quase não aparecem – no lugar, por exemplo, das relações de Dan e Marina. NADA contra sexo no livro, mas acho que nada em excesso fica muito bom. E apouca presença dos personagens secundários que poderiam agregar à trama deixou o livro BEM focado no casal principal [que até acho que foi proposital, claro].

Comentei ali em cima do final… Confesso que achei bom, apesar de esperar uma coisa totalmente diferente. E pensando nisso que acho que o que aconteceu ali podia ter acontecido um pouco antes e ter sido mais desenvolvido. Mas me pegou de surpresa e gosto quando a coisa foge do óbvio. ;)

No geral achei o livro legal, apesar de precisar de uma ou outra revisão. E se pudesse sugerir alguma coisa pra autora seria a respeito da idade dos personagens. Porque apesar de LER que a menina tinha OITO anos, nas minha cabeça ela tinha – pelo menos – treze. Isso porque NÃO consigo aceitar como real uma menina de oito anos descobrindo que encontrou o amor de sua vida e descrevendo isso tudo como Marina faz. E apesar do livro se passar em Londres, poderia ter acontecido aqui mesmo no Brasil, já que a cidade não é determinante pro desenrolar dos fatos.

Mas apesar disso – ou seja, de eu ter mudado a idade de todos na minha cabeça, hahahaha – eu não me arrependo de ter lido, especialmente porque o livro causou algumas polêmicas por aí. E mesmo com ressalvas ao casal, a segunda metade do livro – com maior participação de Lance e Shanti – já teria feito valer a leitura.

Analisando friamente, acho que o livro tem elementos para agradar bastante gente, é bem escrito [apesar de precisar de revisão, como disse antes], tem um tema “diferente”, além dos personagens que costumam rapidamente cair no gosto dos leitores. Não é porque não entrou para o MEU hall dos favoritos que não sou capaz de observar que MUITA gente que conheço iria gostar. E é por isso que digo: se você gostou da história e ficou curioso, dê uma chance. Nenhuma opinião jamais vai ser melhor do que a sua própria. ;)

Agradeço a autora a oportunidade de ler o livro, realmente não me arrependo nem um pouco, só lamentei não ter podido ler antes. Se soubesse que a leitura correria com fluência [e até prazer] teria lido há mais tempo. =)

Postado por Juh Oliveto.

http://www.livrosebolinhos.com/2012/02/resenha-amor-no-ninho/

0 comentários:

Postar um comentário